NOTÍCIA MARÍTIMO: A guerra Rússia X Ucrânia segue causando impactos nas operações de transporte internacional

post_3Linkedin

Como dito em post anterior, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia trouxe impactos negativos nas operações de importação e exportação, com o aumento de valores e taxas em decorrência da queda na atividade econômica mundial.

Assim, diante do conflito que ainda se estende, a economia mundial sofre com a elevação no preço do petróleo, o aumento da cotação do dólar e ouro, a queda em ações globais e perdas nas bolsas de valores.

Outro grande impacto causado pela Guerra foi em relação ao seguro de transporte internacional, isso porque ocorreu um aumento significativo para navios que se dirigem para a área em conflito.

Ainda, existe uma cobertura adicional de seguro contra risco de guerra, o qual prevê a indenização em casos de perdas e danos físicos das mercadorias, contudo, não cobre, por exemplo, os prejuízos resultantes de atraso, armazenagem, lucros cessantes e demurrage.

Além da alta nos valores dos seguros, as empresas vêm seguindo a orientação de não aceitar seguro de transporte internacional envolvendo países com embargo político ou econômico determinado pelos Estados Unidos e ONU, como forma de se evitar o aumento dos prejuízos causados pela Guerra.