NOTÍCIA MARÍTIMO: A posição do Brasil no cenário marítimo internacional

Como já mencionado em posts anteriores, todo o setor marítimo, nos últimos dois anos, vem sofrendo grandes impactos decorrentes das crises de coronavírus e do atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Contudo, apesar de um primeiro momento de instabilidade, as movimentações marítimas no país foram ganhando força e retomando a sua posição no cenário internacional.

É importante destacar que nos últimos meses as movimentações de carga resultaram em um crescimento de 16,7% nas operações de exportação e 35,7% nas operações de importação, totalizando um saldo positivo de 10,5% em relação aos últimos anos.

Ainda, o Ministério da Economia já manifestou que, nesse ano, a tendência é de crescimento de 1,6% do PIB, contrariando as estimativas do mercado financeiro.

Assim, o que se percebe é que apesar das grandes crises que o mundo enfrenta, o Brasil vem superando as expectativas, principalmente na seara marítima, apresentando resultados de crescimento positivo e que demonstram um bom recomeço para o país.