OS IMPACTOS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA NAS OPERAÇÕES DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

2802Feed

Como já se imaginava, o impacto da crise na Ucrânia no mercado financeiro é o primeiro a ser sentido de forma direta no Brasil e no mundo.

Isso porque os conflitos agravados nos últimos dias trazem incertezas na economia global, aumentando a aversão aos riscos, principalmente em países emergentes, como o Brasil.

Como consequência disso, as operações de importação e exportação também sofrem impactos diretos, isso porque a combinação do aumento dos juros e da inflação tendem a diminuir o poder de compra da população brasileira e mundial, influenciando nas operações de importação, principalmente nos valores e taxas que nos últimos anos já vêm percebendo um aumento.

Ressalta-se que a queda na atividade econômica mundial, principalmente europeia e russa, traz um impacto negativo ao comércio exterior brasileiro, vez que a Europa e a própria Rússia estão entre os maiores consumidores de produtos brasileiros.

Além do mais, a Rússia é a principal exportadora de fertilizantes para o país, e a atual crise impacta diretamente o setor do agronegócio.

Contudo, os especialistas chamam a atenção aos produtores de commodities, que tem uma tendência positiva neste momento de crise, considerando que o Brasil já está sendo procurado como um substituto para os bens produzidos na Rússia e na Ucrânia.